sábado, 20 de agosto de 2011

Exército Bolíviano reforça patrulhamento na fronteira com o Brasil ministra boliviana afirmou que suas forças estão prontas para o combate não importa quem seja o inimigo

     O governo da Bolívia anunciou na noite passada que vai ampliar o contingente de soldados para reforçar a segurança nas áreas de fronteira com o Brasil. A decisão foi divulgada pela ministra da Defesa boliviana, Maria Cecilia Chacón. Segundo a ministra, a iniciativa faz parte do Plano Nacional de Defesa que inclui a remodelação da área de infraestrutura do país, reforçando o patrulhamento e ampliando os equipamentos.

     A ministra e o diretor da Agência para o Desenvolvimento das Macrorregiões Fronteiriças, Juan Ramon Quintana, visitaram ontem as regiões de fronteira, Puerto Suárez, Puerto Quijarro, Puerto Gonzalo, Pantanal e Capitão do Porto Gaiba. Eles foram verificar as necessidades da população e as ameaças existentes nessas áreas.

     O que estamos fazendo agora é uma patrulha ao longo do Rio Paraguai. Estamos visitando vários postos militares nessa área, com o objetivo de intensificar as patrulhas nos rios,  permitindo maior presença das forças do Estado disse a ministra da Defesa.

     Maria Cecilia Chacón acrescentou que – (A medida inclui) o reforço de pessoal das autoridades portuárias, que atualmente trabalham na região, mas precisam de mais apoio. Não há controle efetivo das unidades militares que visitamos, assim como temos de melhorar a comunicação.

     O  diretor da Agência para o Desenvolvimento das Macrorregiões Fronteiriças da Bolívia, General Ramon Quintana,  recomendou repasses extras de combustível e equipamentos para a Marinha. Segundo ele, o governo boliviano deve dar mais atenção para as famílias que vivem ao longo de 300 quilômetros da fronteira. – (Essas famílias) merecem a atenção do governo que deve reorientar as políticas de assentamentos, disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário