quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Centro de Apoio Pedagógico completa 10 anos atendendo pessoas com deficiência visual


     Para comemorar os 10 anos de atendimento a pessoas com deficiência visual, o Centro de Apoio Pedagógico (CAP) promoveu nesta quarta-feira (17) uma cerimônia apresentando os resultados do trabalho de preparação de materiais pedagógicos para cegos. O chefe de Gabinete, Rodrigo Valente, participou representando o prefeito Silvio Barros, acompanhado do secretário de Assistência Social e Cidadania (Sasc), Ulisses Maia.

     Também acompanharam a solenidade o presidente do Conselho de Segurança (Conseg), coronel Antônio Tadeu Rodrigues, a chefe do Núcleo Regional de Educação, Maria Inês Teixeira, o diretor da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM), Luciano Marcelo Simões de Brito e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Ismael Roberto de Melo.

     Durante as comemorações, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Antônio Borges, fez uma palestra sobre o software desenvolvido por ele que permite o uso de computador por pessoas com deficiência visual.

     O Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual, criado pela lei 8.666/93 e alterado pela lei 8.883-94, foi inaugurado em 24 de agosto de 2001. O CAP de Maringá foi o primeiro do interior do Paraná e o 19º do Brasil.

     Para o chefe de Gabinete, Rodrigo Valente, é um privilégio ter em Maringá um centro que atua como referência nacional. “O trabalho desenvolvido pelo CAP ajuda pessoas com deficiência de todo o Brasil a terem oportunidades de trabalhar, estudar e ter uma vida como a de todos”, disse.

     O secretário de Assistência Social e Cidadania, Ulisses Maia, ressaltou a importância da entidade. “É um orgulho para Maringá ter um centro que produz material pedagógico para cegos, permitindo a socialização e a autonomia de milhares de pessoas”, destacou.

CAP

     O CAP tem como finalidade produzir material adaptado para o aluno com cegueira e baixa visão, assegurando a promoção do desenvolvimento acadêmico e a integração com o grupo social para proporcionar autonomia sócio-cultural e profissional.

     O trabalho consiste em oferecer aos alunos com deficiência visual, matriculados na Rede Nacional de Ensino, recursos apropriados para desenvolvimento de atividades relativas à leitura e ao aperfeiçoamento curricular. 

     Os objetivos do CAP são promover a melhoria da qualidade de ensino através do aperfeiçoamento constante de professores especializados na área visual; produzir materiais didáticos específicos como: livros em Braille, tipos ampliados, materiais em relevo, maquetes e gravações de livros falados; capacitar professores da Rede Pública de Ensino, oferecendo qualificação profissional, a fim de proporcionar a inclusão escolar de alunos

Serviço:
     Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual - CAP-Maringá - Endereço: Av. Carneiro Leão, 93 - Telefone: 44-3218-7110

Nenhum comentário:

Postar um comentário