quinta-feira, 14 de julho de 2011

Guardas municipais de Paranaguá passarão a utilizar armas elétricas as chamadas pistolas "Taser"

Foto divulgação - GCM/PMP

     Em algumas semanas, a Guarda Municipal de Paranaguá deixará de ser desarmada. É que a Secretaria Municipal de Defesa Social recebeu nos últimos dias 35 armas elétricas para serem usadas pela corporação. Para iniciar o uso, falta o treinamento por parte de policiais da Força Nacional, que já foi solicitado à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) no dia 7 deste mês, quando o secretário municipal Paulo Emmanuel do Nascimento Júnior foi a Brasília para receber o armamento não letal.

     As armas emitem ondas em T (semelhante às ondas cerebrais) e que agem diretamente no sistema nervoso central, paralisando a vítima imediatamente, pois interrompem a comunicação do cérebro com o corpo, sem dor.

     "Em 15 dias deve ser marcado esse treinamento e daí poderá ser feita utilização das armas", destacou o secretário Paulo Emmanuel, que enfatizou ainda que para equipar ainda mais a Guarda Municipal está sendo licitada também a compra de coletes balísticos, algemas e outros artigos de proteção aos membros da corporação. "O prefeito José Baka Filho nos deu a orientação de equiparmos todos os nossos guardas municipais, pois para quem faz a segurança temos que dar a segurança também", destacou o secretário.

     A Guarda Municipal tem hoje 228 membros. Para utilização das pistolas será feita seleção, obedecendo alguns critérios que estão sendo estabelecidos. O prefeito José Baka Filho destacou que as armas poderão ser usadas em repreensão de assaltos ou tentativas de agressão, por exemplo, e salientou a importância de tais equipamentos à corporação. "São equipamentos seguros e modernos. Com isso, nossos guardas estarão mais seguros no exercício de suas atividades profissionais e a população, por conseqüência, também. É uma grande notícia para Paranaguá", destacou.

Enquanto isso a Guarda Municipal de Maringá 
receberá modernos estilingues com mira laser

"é noís cidade canção cantada em verso e prosa"


Nenhum comentário:

Postar um comentário