sábado, 2 de julho de 2011

02 DE JULHO É NOSSO DIA DIA DOS BOMBEIROS BRASILEIROS SALVE OS GUERREIROS DA PAZ


         Hoje se comemora o Dia do bombeiro brasileiro. Em inglês, o bombeiro é chamado o "homem do fogo", fireman, o profissional que elimina o fogo.

         O dia internacional do bombeiro é comemorado em 4 de maio em vários países do mundo no dia de São Floriano patrono dos bombeiros, dos limpadores de chaminés e protetor das pessoas envolvidas em incêndios. Sua festa é comemorada em 4 de maio.

         No Brasil pelo Decreto Imperial n° 1775 de 2 de Julho de 1856 assinada por D.Pedro II, que regulamentava, pela primeira vez no país, o serviço de extinção de incêndio, época em que o badalar dos sinos, homens, mulheres e crianças ficavam em fila e, do poço mais próximo iam os baldes passando de mão em mão, até chegarem ao local do incêndio.


Com surgiu o dia do bombeiro no Brasil


          A data foi decretada oficialmente no Brasil em 1954, pelo presidente Getúlio Vargas, com a finalidade de reconhecer e valorizar essa profissão. Decreto Federal Nº 35.309, de 2 de abril de 1954 considerando que o dia 2 de julho de 1856 foi assinado o primeiro decreto regulamentando, no Brasil, o serviço de extinção de incêndios;

DECRETA:


         Art. 1º – Ficam instituídos, para serem comemorados anualmente, no dia 2 de julho e na semana em que este dia estiver compreendido, respectivamente, o “Dia do Bombeiro” e a “Semana de Prevenção Contra Incêndios”.


         Art. 2º – Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação.


       Rio de Janeiro, em 2 de abril de 1954; 133º da Independência e 66º da República.

Presidente Getúlio Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário