domingo, 1 de maio de 2011

Policiais Civis do Paraná Integrantes do COPE - Centro de Operações Policiais Especiais concluíram o Curso de Aperfeiçoamento na Área de Operações Especiais/2011


          Integrantes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) concluíram mais um curso de aperfeiçoamento na área de operações especiais. O treinamento teve duração de uma semana e foi encerrado sexta-feira (29), na Escola Superior de Polícia Civil (ESPC), em Curitiba. Esse tipo de atividade é obrigatória para agentes do Cope. Porém, outros policiais devem passar por um curso de Segurança VIP, como preparação para atuar em grandes eventos, como a Copa do Mundo.

           Afonso Ninja, chefe do Setor de Operações e Treinamentos do Cope, orientou os alunos em como aprimorar ações policiais como abordagens, uso de algemas e prática do tiro. “A arma de fogo é o último recurso e deve ser usada com precisão”, disse Ninja, sobre o conteúdo do treinamento da semana passada. Ele explica que o objetivo de todo curso policial é garantir a segurança da população, do policial e dos eventuais suspeitos.

           No final de 2010, Ninja aproveitou uma licença a que tinha direito e viajou para a Europa, onde participou de cursos voltados à área policial. “A viagem não foi só para aprender, mas também para repassar as técnicas brasileiras utilizadas em nossas operações policiais”, afirmou. O policial bem preparado, de acordo com o instrutor, é aquele que precisa usar o mínimo de violência para completar a ação com firmeza e segurança.

            Entre os cursos no exterior de que o instrutor participou está o de Krav Maga (defesa pessoal reconhecida mundialmente), do qual ele é o primeiro policial paranaense a tornar-se instrutor profissional. Também participou de cursos de defesa contra arma de fogo, ocorrências de altíssimo risco àvida de policiais e técnicas de combate.

           “Esta experiência e as técnicas que aprendemos serão repassadas para nosso pessoal do Cope e para os demais policiais interessados, por se tratar de técnicas e táticas muito precisas”, enfatizou.

A pedido do diretor Luiz Alberto Cartaxo Moura, está sendo preparado o curso de Segurança VIP na Escola Superior de Polícia Civil, sob coordenação de Afonso Ninja, que irá transmitir o conhecimento adquirido em cursos feitos no exterior. O curso de Segurança VIP estará aberto a todos os policiais do Paraná. O objetivo é preparar policiais para atuar na segurança durante eventos como a Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e eventos com grandes públicos como partidas de futebol e espetáculos artísticos.

Agência de Notícias
Estado do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário