terça-feira, 17 de maio de 2011

Governador Beto Richa determinou a criação de uma comissão para elaborar um plano florestal para Paraná

Crédito da foto: Orlando Kissner/AENotícias


              Em encontro com representantes das empresas de base florestal do Paraná, nesta terça-feira (17), o governador Beto Richa determinou a criação de um grupo de trabalho para elaborar um plano de desenvolvimento do setor no Estado, atendendo às diretrizes estabelecidas no Plano de Governo 2011-2014. O grupo será coordenado pelo secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, e terá participação de representantes indicados pelas entidades e empresas do setor produtivo florestal.

               Richa disse que o governo está aberto para sugestões de todos os setores da sociedade, principalmente do setor produtivo, e reconhece a importância do segmento florestal. “A diretriz de governo é conversar com todos os setores e aproveitar as melhores oportunidades de crescer e se desenvolver, gerando riqueza e empregos para os paranaenses, melhorando a infraestrutura e a qualidade dos serviços públicos”, disse Richa. “Temos a ideia de desenvolver novos maciços florestais, para recuperar áreas de pastagens degradadas existentes principalmente no Noroeste do Estado, e podemos estender a perspectiva a todas as regiões”, afirmou.

          Para o presidente da Associação Paranaense das Empresas de Base Florestal (APRE), Carlos Mendes, o encontro com o governador foi produtivo. “É fundamental a disposição do governador e do secretário Norberto Ortigara de criar um grupo de trabalho para desenvolver uma política florestal para o estado”, disse Mendes. Segundo ele, o projeto não terá custo para o governo e permitirá que o Paraná aproveite uma grande oportunidade e volte a ocupar a posição de destaque, que já teve há alguns anos, no setor florestal.

               De acordo com a APRE, as oportunidades são enormes no setor florestal, tanto em crescimento de florestas diariamente, por hectare e por ano, quanto na geração de empregos, com a vinda de novas indústrias, contribuindo para o setor produtivo do agronegócio.

             O presidente da empresa de engenharia de projetos STCP, Joésio Siqueira, explicou que o setor de base florestal paranaense tem um alto índice de produtividade em floretas plantadas — até 50% maior do que em outras regiões do país no plantio de eucaliptos e 25% maior para os gêneros de pinus, por hectare/ano. O setor é responsável por 800 mil hectares de plantações, com perspectiva de aumentar em poucos anos esse volume em 50%, chegando em 1,2 milhão de hectares. Também exporta 1,2 bilhão de dólares por ano e pode até dobrar essa quantia, se forem adotadas políticas públicas adequadas ao desenvolvimento.

               De acordo com Joésio Siqueira, hoje mais de 600 mil pessoas estão direta ou indiretamente ligadas à produção do setor florestal no Estado. “Se conseguirmos dinamizar o programa proposto no Plano de Governo, vamos chegar a mais de um milhão de empregos diretos no setor florestal. Isso é muito importante porque esvaziamos o processo e o comprometimento social que se tem nas grandes cidades devido à ocupação irregular de espaços, entre outros problemas, porque o nosso segmento tem por característica fixar as famílias na área rural”, disse Siqueira.

             “Nós viemos efetivar uma contribuição do setor florestal ao Plano de Governo para que possamos melhorar a produção, a geração de empregos, renda e industrialização do Estado, para que o Paraná volte a ocupar uma posição de mais destaque ainda em nível nacional e internacional”, afirmou Siqueira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário