domingo, 17 de abril de 2011

Quatro pessoas são presas e mais de mil abordadas durante mega operação realizada pela Polícia Militar






Fotos: Cabo Daniel Meneghetti

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR


            Mais uma edição da megaoperação “Vida” foi realizada nesta sexta-feira (15) pela Polícia Militar do Paraná, desta vez em São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba - RMC). Houve prisão de quatro pessoas, além da apreensão de quatro menores, três armas de fogo e drogas. No total foram abordadas 1.103 pessoas e vistoriados 230 veículos (dos quais 24 foram apreendidos e dois recuperados), e 30 bares, em diversos municípios da cidade.

              “A ação tem como principal objetivo a prevenção dos crimes contra a vida, principalmente os homicídios, e segue uma diretriz do Governador Beto Richa e do Secretário de Segurança Pública Reinaldo de Almeida Cezar de que polícia na rua faz a diferença e previne crimes”, lembra o Comandante-Geral da PM, Coronel Marcos Teodoro Scheremeta. Esta edição da operação “Vida” contou com aproximadamente 200 policiais militares, 50 viaturas, um helicóptero e Guardas Municipais.


             Foram registradas pela PM quatro apreensões de tóxicos (4 gramas de cocaína e 195 gramas de maconha), além de dois flagrantes e 84 autos de infração de trânsito, e a apreensão de cinco munições. “Trata-se de um esforço conjunto com objetivo de coibir crimes contra a vida, que desta vez foi em São José dos Pinhais, como já ocorreu em Colombo e bairros de Curitiba, e que se repetirá em outros locais”, diz o Subcomandante-Geral da PM, Coronel Júlio Ozga Nóbrega, que acompanhou parte da operação.


          O Comandante do 17º Batalhão, Tenente-Coronel Maurício Tortato, também acompanhou a operação que realizou abordagens, arrastões, bloqueios e vistorias em busca de armas, drogas, foragidos da justiça, além de combater outros delitos. “Tudo isso é para evitar homicídios, e se não prendermos o marginal evitamos que ele cometa crimes porque estamos presente”, afirmou. Ainda segundo ele, o apoio de unidades de Curitiba é importante para este tipo de operação.


             “Com estas ações, que complementam o trabalho já realizado pelo batalhão, observamos que a confiança da população tem aumentado”, diz. A largada das atividades foi às 17h00 no 17º Batalhão da PM, em São José dos Pinhais. Participaram da operação policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Companhia de Eventos, Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), 17º Batalhão da PM (metropolitano), Grupamento Aéreo (GRAER) e Guarda Municipal da cidade.


            AÇÕES – Durante as atividades, policiais do 17º Batalhão, enquanto patrulhavam pela rua Almirante Alexandrino, esquina com a Rua Piauí (próximo a Avenida das Torres/São José dos Pinhais) recuperaram um veículo Peugeot 206 que havia sido roubado minutos antes em Pinhais, também na RMC. Houve acompanhamento tático antes da abordagem, e um homem foi preso.


             Segundo informações da equipe que atendeu a ocorrência, o veículo teria sido utilizado em um roubo a uma mulher no município vizinho, um pouco antes. Ela compareceu no local da abordagem policial e reconheceu o preso como sendo o autor do roubo. Ele e o veículo foram encaminhados para procedimentos cabíveis.


                Já a Companhia de Eventos, em uma das ações, realizou abordagem a um suspeito com o qual foi encontrado com 76 gramas de maconha. O homem e o material foram encaminhados à delegacia. Em outro momento, uma denúncia anônima levou os policiais até uma residência abandonada, onde localizaram uma garrucha calibre 38 e uma espingarda calibre 36.


              Em outro local, um menor de idade também foi abordado portando maconha e foi apreendido. Em outra abordagem um homem foi flagrado com 14,7 gramas de maconha e 4 gramas de cocaína, o qual foi encaminhado para procedimentos cabíveis. A Guarda Municipal, por sua vez realizou a apreensão de 3 menores que portavam entorpecentes, e apreenderam um veículo.


             Um revólver calibre 38, marca Taurus, foi apreendido pelo BOPE com um homem de 26 anos na Rua Manoel Correia, no bairro Borda do Campo. Os policiais patrulhavam pela região quando abordaram um veículo Fiat/Stilo de cor azul, no qual estava a arma, que foi encontrada no porta-luvas. O homem e o revólver foram encaminhados à delegacia de polícia local. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário