segunda-feira, 14 de março de 2011

Paraná busca modelo da qualidade da água

            
            Da Agência Ambiente Energia - Está no Paraná uma missão da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) para preparar a instalação de um modelo de melhoramento da qualidade da água dos rios de Londrina. O projeto está na fase inicial de implementação, e terá três anos de duração. O objetivo, além de atividades de preservação e melhoria da qualidade da água, é estabelecer um sistema de monitoramento e colocar os dados à disposição da comunidade, de órgãos públicos, universidades e ONGs.

           A proposta da comitiva japonesa prevê a capacitação de técnicos paranaenses em estudos e pesquisas de medição da qualidade da água nos rios da região. Serão desenvolvidas ações de acompanhamento das condições de saneamento, implantação de um sistema de monitoramento para conservação ambiental e um programa de educação socioambiental. O projeto será desenvolvido em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Londrina e Instituto Ecometrópole (organização não governamental).

           Londrina possui 84 cursos de água – incluindo rios e lagos artificiais –, é a terceira cidade em população na região Sul do Brasil. Seu crescimento urbano interfere no equilíbrio ambiental e na redução da qualidade da água. “O intercâmbio de informações é importantíssimo, pois meio ambiente é um assunto que ultrapassa fronteiras”, declarou o presidente do Águas Paraná, Márcio Nunes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário