domingo, 27 de março de 2011

Depois da Líbia, Estados Unidos articula derrubada do ditador da Coréia do Norte Kim Jong-il - After Libya, United States articulates overthrow of dictator of North Korea Kim Jong-il -

Kim Jong-il apelidado de "cão de guerra"
Kim Jong-il nicknamed 'dog of war"

               O primeiro enviado especial do governo de Barack Obama à Coreia do Norte chegou nesta semana a Pyongyang, capital do país, com o desafio de convencer o líder local, Kim Jong-il, a discutir seu desarmamento com o resto do mundo. 
              Do ponto de vista do dirigente norte-coreano, no entanto, seria um risco abrir mão do arsenal nuclear, que não só legitima internamente o seu regime como também obriga as potências mundiais a tratarem com respeito esse país pouco desenvolvido.

               Desde que sucedeu o pai, em 1994, naquela que foi a primeira dinastia comunista do mundo, Kim colocou as forças armadas no topo da sociedade e tratou de apresentar a construção de uma bomba atômica como uma ideia patriótica e genial para evitar uma invasão supostamente iminente dos Estados Unidos.

              A máquina de propaganda de Kim também atribui as dificuldades econômicas do país à hostilidade do exterior.

              Brian Reynolds Myers, especialista em ideologia norte-coreana da Universidade Dongseo, da Coreia do Sul, explica: O norte não tem interesse absolutamente nenhum em normalizar as relações com os Estados Unidos. Assim que o fizer, perde toda a razão de existir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário