terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Imagens do sol captadas pelo telescópio do satélite SOHO


               A imagem vista aqui é conhecida como Lasco C3 e tem um campo de visada que engloba 32 diâmetros do astro. Em outras palavras, abrange 45 milhões, o equivalente à metade da distância até a órbita de Mercúrio. Nesta imagem, dezenas de brilhantes estrelas podem ser vistas atrás do sol.

              As imagens LASCO (Large Angle Spectrometric Coronagraph) permitem analisar em tempo real a coroa solar, bloqueando o brilho do astro com um anteparo e criando um eclipse artificial dentro do telescópio a bordo do satélite. A posição do disco solar é indicada na imagem pelo pequeno circulo branco. 

                  Ocasionalmente, uma ejeção de massa coronal pode ser vista sendo expelida para fora do Sol e cruzando o campo de visão do coronógrafo. 

                  Planetas e estrelas também são comuns de serem vistos cruzando o campo de visada. 

Sobre a imagem:

                          O MDI (Michelson Doppler Imager ou Imageador Doppler Michelson) é um equipamentos que captura imagens continuum perto da linha de Ni I 6768 Angstrom.

                             O objetivo principal desta imagem é a analise do campo magnético na fotosfera solar, o branco e o preto indicam polaridades opostas.

O que é SOHO? Para que ele serve?

                             O SOHO (Solar and Heliospheric Observatory ou Observatório Solar e Heliosférico) é um satélite que leva consigo doze instrumentos que foram fornecidos por cientistas europeus e americanos, é um projeto internacional de colaboração entre a ESA e a NASA para estudar o Sol.

                           Nove dos instrumentos de consórcio internacional são conduzidas pelos principais centros de pesquisa europeus e três por principais centros de pesquisa nos EUA.

                                Grandes equipes de engenharia e mais de 200 co-pesquisadores de diversas instituições apoiaram os principais centros no desenvolvimento dos instrumentos e na preparação das suas operações e análise de dados.

                                  A NASA foi responsável pelo lançamento e é agora responsável pelas operações da missão.

                                  O SOHO foi lançado ao espaço em 2 de dezembro de 1995.


Nenhum comentário:

Postar um comentário