terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Contratação de serviço de segurança privada clandestina pode dar cadeia. Maringá tem muitas empresas clandestinas operando no setor falta fiscalização alô Ministério Público Federal alguma coisa tem que ser feita


De Brasília - Vinícius Tavares

              Quem contratar serviço de segurança privada clandestina, seja patrimonial ou de proteção pessoal, poderá ser preso. É o que determina o Projeto de Lei (PL) 6510/2009, de autoria do deputado Eliene Lima (PP), que está em tramitação na Câmara dos Deputados.


               O PL prevê pena de um a dois anos de prisão para quem desempenhar a função sem treinamento ou registro, e de dois a quatro anos para os proprietários ou sócios de empresas que oferecem o serviço sem regulamentação.


              Atualmente a contratação de segurança clandestina ainda não é considerada crime. A mesma é caracterizada hoje como ilícito administrativo e a punição é o cancelamento da atividade.


               “Quem contrata seguranças deve garantir que esses profissionais estejam capacitados e cadastrados pela PF. Os empresários têm que se informar sobre a qualidade do homem que estão contratando. Ele pode ser mais barato, mas, no futuro, pode sair mais caro pagar uma indenização, por ter optado por um profissional desqualificado”, adverte o autor do projeto.


                Pelo projeto de lei, em caso de dano, o responsável por contratar o serviço irregular será intimado a pagar uma indenização entre R$ 10 mil e R$ 100 mil, mais o custeio de tratamento médico, e em caso de reincidência, o valor da indenização será em dobro.


                Estudos mostram que existe no Brasil 1,3 milhão de vigilantes cadastrados, mas somente 333 mil atuam legalmente. “Na maioria das cidades, principalmente nas capitais, as empresas clandestinas, despreparadas e muitas vezes mal-intencionadas, infelizmente superam em número os vigilantes legalizados”, comenta Eliene ao dizer que hoje a população fica à mercê de vigilantes sem nenhuma qualificação profissional, técnica e de idoneidade.
 
               As informações são da assessoria de imprensa do Deputado Federal Eliene Lima.

                *Obs. Maringá tem muitas empresas clandestinas oferecendo serviços de segurança pessoal e patrimonial para os mais variados fins sem autorização  legal da Polícia Federal, cuidado senhores empresários para não cairem numa arapuca e depois se complicarem judicialmente


Click no link abaixo e leia atualização da Lei



Nenhum comentário:

Postar um comentário