quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Dez dicas para poupar a natureza e o seu dinheiro


  1. Use apenas pilhas e baterias recarregáveis. São caras, porém tem maior duração e podem ser recarregadas em média 1000 vezes.
  2. Cozinhe com fogo mínimo. Garanto que muitos pensam que o fogo alto cozinha os alimentos mais depressa. Grande equívoco. A água não passa de 100ºC, logo de nada vai adiantar e ainda correrá o risco de queimar a comida.
  3. Compre um ventilador de teto. Além de gastar 90% menos energia, não solta bactérias como o ar condicionado.
  4. Coma menos carne vermelha. A criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. A produção da carne vermelha gasta muita água, além da pessoa ficar exposta ao gás metano.
  5. Use uma garrafa térmica com água gelada. Quantas pessoas moram na sua casa? Quantas gostam de água gelada? Imagine quantas vezes a geladeira é aberta por dia só por causa de água gelada? Com uma garrafinha dessas, você terá água gelada por mais tempo.
  6. Antes de cozinhar, retire da geladeira todos os ingredientes de uma vez só. Assim como ficar abrindo pra pegar água gelada ou qualquer outra coisa, evite o abre-e-fecha constante.
  7. Cozinhe mais em panela de pressão. Qualquer alimento pode ser cozido na panela de pressão com muita rapidez e uma economia de gás de até 70%.
  8. Não deixe os aparelhos em standby (modo de espera). Quando a TV ou o aparelho de som fica com a led (a famosa luzinha vermelha ou exibindo o relógio) ligado, o gasto de energia é cerca de 15% a 40% quando ele está em uso.
  9. Use lâmpadas fluorescentes ao invés de incandescentes. As fluorescentes gastam 60% menos energias.
  10. Use eletrodomésticos de baixo consumo de energia. Verifique se tem o selo do Procel (para produtos nacionais) e Energia Star (para importados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário