terça-feira, 24 de agosto de 2010

Polícia Militar e Setran confirmam 54 óbitos no perímetro urbano e 14 na Colombo


    A Secretaria de Transportes informa aos órgãos de comunicação que a fonte oficial da Prefeitura para números de acidentes e óbitos causados no trânsito é o 4º Batalhão da Polícia Militar, responsável por acompanhar e registar todos os acidentes ocorridos no perímetro urbano de Maringá.

     De acordo com os dados oficiais, o número de óbitos registrado até o dia 24 de agosto de 2010 é 68, já contabilizando os óbitos ocorridos na Colombo, que foram 14 e não entram nas estatísticas oficiais da Setran e do 4º BPM por se tratar de uma rodovia federal.

    A Polícia Militar esclarece que Maringá é um dos poucos municípios do país que contabiliza os óbitos ocorridos no local e posteriores até 30 dias do acidente. “Seguimos o que determina a norma 10.697 da Associação Brasileira Nacional de Trânsito, que estipula a contagem até 30 dias. 

                Passando este período a própria ABNT não inclui o óbito como acidente de trânsito. Inclusive Maringá é uma das poucas cidades do Brasil que insere na estatística as mortes ocorridas até 30 dias após o acidente, sendo que a maioria dos municípios realiza a contagem dos óbitos apenas no local do acidente”, diz o responsável pelo pelotão de trânsito, tenente Roberto França.

     Os dados da Polícia Militar confirmam que até esta terça-feira (24) ocorreram 17 óbitos no local e 37 óbitos posteriores, totalizando 54 óbitos decorrentes de acidentes de trânsito. Na avenida Colombo ocorrem 14 óbitos este ano. Dos acidentes com vítima fatal no perímetro urbano, 48% tiveram envolvimento de motocicletas. 

      O diretor de fiscalização de trânsito, Edson Luiz Pereira, explica que alguns órgãos de imprensa estão divulgando números equivocados de óbitos ocorridos este ano. “Estão contabilizando três mortes que ocorreram após trinta dias da data do acidente e o óbito de uma vítima que foi hospitalizada após o acidente, recebeu alta e retornou ao hospital onde faleceu mas não foi em decorrência do acidente. 

              A Setran e os órgãos de segurança de Maringá tem feito ações educativas e punitivas para que todos cumpram as leis de trânsito. Lamentamos todos os óbitos ocorridos e esperamos com a conscientização de todos fazer um trânsito melhor”, finaliza o diretor da Setran.

Acidentes
      Dos 54 óbitos registrados no perímetro urbano, 17 foram com vítima no local. Os dados do 4º BPM apontam que 19 óbitos ocorreram com condutores de moto; 14 com pedestres, 5 com passageiros de moto; 5 com condutores de automóvel; 3 com ciclistas; 6 com passageiros de automóvel e 1 com passageiro de ônibus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário