segunda-feira, 26 de julho de 2010

Saúde abre campanha do Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais



O secretário de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi, abriu nesta segunda-feira (26), a campanha do Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, que transcorre na próxima quarta-feira, 28 de julho. Durante toda a semana médicos, enfermeiras e auxiliares, profissionais das equipes do Programa Saúde da Família, agentes comunitários de saúde e atendentes de todas as unidades básicas estarão orientando a população sobre a prevenção contra as hepatites.
O público-alvo da campanha são os profissionais de saúde, cabeleireiros, manicures, podólogos e tatuadores formais e informais, além dos jovens entre 15 e 20 anos de idade. “Mas toda comunidade deve buscar informações de prevenção e testagem”, alerta Nardi. Os agentes comunitários de saúde e equipes do PSF farão a busca ativa do público-alvo da campanha através das visitas.
A meta é vacinar e fazer testagem nos profissionais mais vulneráveis, especialmente levar os jovens às unidades básicas. Nardi lembra que o público entre 15 e 20 anos pouco freqüenta os postos de saúde, e nesta faixa etária é importante a imunização. “A campanha visa sensibilizar os jovens para a importância da prevenção e da vacina, que é dividida em três doses”, lembra.
Além das ações diretas com o público-alvo, a Secretaria de Saúde está distribuindo material da campanha e todos os atendentes nas unidades básicas estarão com o colete “Hoje é um dia especial”, usado em todas as ocasiões necessárias para chamar a atenção dos usuários. “Quando o pessoal está com o colete às pessoas que vão aos postos questionam o motivo, e é uma forma de ampliar a campanha para as famílias e amigos desses usuários”, explica o secretário.
Nardi destaca também a participação da imprensa na campanha. “É uma ação mundial, de saúde pública e convocamos todos os órgãos de comunicação para a campanha chegar ao máximo de pessoas”, lembra.
Hepatites virais
A hepatite é uma inflamação no fígado, geralmente causada por vírus. As hepatites virais mais comuns no Paraná são A, B e C. A hepatite A é uma doença transmissível, causada por um vírus que afeta o fígado. Muitas vezes as pessoas, embora doentes, não apresentam sintomas ou possuem sintomas leves. Pode ser adquirida pelo contato direto com uma pessoa doente ou através de alimentos ou água contaminados, por mãos mal lavadas ou sujas de fezes e objetos que estejam contaminados com o vírus.
O vírus da hepatite B é transmitido principalmente via sexual. Mas também pode ocorrer à transmissão através do compartilhamento de seringas e agulhas, colocação de piercing e procedimentos de tatuagem e manicure/pedi cure com materiais não esterelizados, procedimentos médicos-odontológicos e de acupuntura com materiais contaminados, transfusão de sangue, transplante de órgãos ou tecidos e hemodiálise.
O vírus da hepatite C é transmitido principalmente pelo sangue através do compartilhamento de seringas e agulhas no uso de drogas injetáveis, cachimbo para o uso do crack, procedimentos de tatuagem e colocação de piercing, procedimentos médicos-odontológicos, cirúrgicos e de acupuntura com material contaminado e instrumentos de manicure/pedi cure não esterilizados. Outra forma de transmissão deste vírus pode ser através de relações sexuais sem o uso de preservativos.
Os principais sintomas são a fraqueza, a pele amarelada, vômito, dor de barriga, o fígado “inchado”; as fezes esbranquiçadas; a urina escura. Em alguns casos a doença pode se desenvolver sem nenhum sintoma, podendo lentamente evoluir para cirrose e câncer hepático.
Prevenção
A prevenção para a hepatite A é: lavar as mãos após ir ao banheiro, trocar fraldas e antes de comer ou preparar alimentos; usar somente água tratada ou fervida; proteger os alimentos dos insetos; cozinhar bem os alimentos antes de consumir; lavar bem os alimentos que são consumidos crus, os pratos e copos, os talheres e mamadeiras; não utilizar água de rios poluídos para banho e irrigação de hortaliças; não tomar banho ou brincar perto de valetões, riachos, chafariz ou próximo de onde haja esgoto a céu aberto.
Na hepatite B e C é: usar sempre camisinha nas relações sexuais; não compartilhar agulhas, seringas e cachimbo (no uso de crack); exigir material esterelizado ou descartável nos consultórios médicos, dentários, salões de manicure e locais de realização de tatuagens, colocação de piercings e acupuntura; só receber sangue testado após análise laboratorial; buscar atendimento médico se apresentar qualquer sintoma da doença ou em caso de exposição a alguma situação de transmissão das Hepatites Virais.
Vacina
Em Maringá a vacina está disponível em todas as Unidade Básicas e na Secretaria de Saúde para as crianças desde o nascimento e adolescentes até os 19 anos, sendo necessário três doses. A partir dos 20, a vacina poderá ser oferecida nos seguintes casos: vítima de abuso sexual; vítimas de acidentes com material biológico positivo ou fortemente suspeito de infecção por VHB; comunicantes sexuais de portadores de VHB; profissionais de saúde; hepatopatias crônicas e portadores de Hepatite C; doadores de sangue; transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea; potenciais receptores de múltiplas transfusões de sangue ou politransfundidos; nefropatias crônicas, dialisado; síndrome nefrótica; convívio domiciliar contínuo com pessoas portadoras de VHB; asplenia anatômica ou funcional e doenças relacionadas; fibrose cística (mucoviscidose); doença de deposito; imunodeprimidos; manicure e podólogo; carcereiros, presidiários e reclusos; profissionais do sexo; coletores de lixo hospitalar e domiciliar; bombeiros e policiais e forças armadas; usuários de drogas injetáveis e inaláveis.

Um comentário:

  1. Olá blogueiro,
    É muito importante também incentivar a doação de órgãos e conscientizar as pessoas sobre a importância deste gesto de solidariedade.
    Para ser doador de órgãos não é preciso deixar nada por escrito. O passo principal é avisar a família sobre a vontade de doar. Os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte. Divulgue a ideia e salve vidas!
    Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir