quarta-feira, 14 de julho de 2010

Ministério da Saúde implanta Sistema de Gestão da Assistência Farmacêutica na região



O Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF), do Ministério da Saúde, com apoio da Secretaria de Saúde, realiza nesta quinta e sexta-feira, 15 e 16 de julho, em Maringá, uma jornada de capacitação para uso do Hórus - Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica. O treinamento será realizado no laboratório do Bloco 4 do Cesumar, a partir das 8 horas nos dois dias. O Hórus é uma ferramenta de acesso on-line do Ministério da Saúde que permite o controle e distribuição dos medicamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde.
O treinamento realizado por consultores do Ministério da Saúde abrange 36 municípios inscritos, que através do Hórus receberão orientações sobre controle de estoque, a rastreabilidade dos medicamentos dispensados, o conhecimento do perfil e o acompanhamento do uso dos medicamentos, demanda atendida e não atendida, bem como a elaboração de indicadores de assistência farmacêutica para o planejamento, avaliação e monitoramento das ações nessa área.
Além da capacitação os profissionais dos municípios inscritos terão a oportunidade de conhecer o modelo de gestão de materiais adotado pela Secretaria de Saúde de Maringá, que conta com sistema de informação integrado à todas as unidades básicas do município, e a política de gestão de medicamentos definida, atribuindo a Maringá o título de município piloto com destaque pela tecnologia já implantada.
O Hórus foi lançado em novembro do ano passado e possibilita o registro dos medicamentos que cada paciente paciente utiliza, facilita o gerenciamento eletrônico de estoque, datas de validade, além do rastreio e controle farmacoepidemiológico dos medicamentos dispensados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário