sábado, 1 de maio de 2010

Governador Pessuti entrega viaturas e debate segurança pública

O governador Orlando Pessuti entregou viaturas e se reuniu, na manhã desta sexta-feira (30), em Ponta Grossa, com representantes das Polícias Civil e Militar, conselheiros municipais e membros da sociedade para debater a segurança pública nos Campos Gerais. Com o objetivo de propor novas soluções para os problemas locais, o encontro faz parte do programa de interiorização do Governo do Estado e deve acontecer em todas as regiões visitadas pelo governador.

Pessuti entregou 14 novos veículos para a polícia de Ponta Grossa e de Telêmaco Borba. Eles se somarão aos oito veículos entregues no início do ano. “Os carros também vão auxiliar no policiamento das cidades vizinhas e fazem parte dos esforços do Governo do Paraná para modernizar e equipar todos os batalhões policiais do Estado”, afirmou Pessuti.

Sobre a reunião o governador explicou que pretende colocar com clareza os desafios enfrentados e participar da construção de respostas, junto com quem mora e trabalha nos Campos Gerais. “Entendemos que não podemos fazer apenas mais do mesmo, e sim que devemos fazer o melhor. Por isso, colocamos o pé na estrada e viemos para fazer de forma diferente”, explicou Pessuti.

“Vou realizar reuniões em todas as regiões do Estado. Queremos que a sociedade colabore com suas impressões e opiniões, por isso é essencial a presença dos representantes de associações, das igrejas, da maçonaria, dos sindicatos e dos meios de comunicação. Esta é a hora de ouvir o que o povo paranaense tem a dizer e decidir junto com ele, de forma clara, o que queremos para melhorar nossas vidas”, completou o governador.

RELACIONAMENTO – Segundo o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa, a orientação será para que policiais civis, militares, bombeiros e todos os profissionais da área, ajudem a construir melhor relacionamento com a comunidade, baseado na busca conjunta de soluções. “Nossa missão é garantir paz e tranquilidade nas ruas, bairros e cidades. Para isso, mais que reprimir os crimes, devemos prevenir, evitar que eles aconteçam.”

O secretário de Justiça, Jair Ramos Braga, reforçou a importância do diálogo com a população e lembrou que é preciso garantir condições para colocar as ideias em prática. “Vamos discutir e pensar na melhor forma de atender os anseios dos moradores locais. Tudo tem que ser estudado para que o Governo possa executar as mudanças necessárias, de acordo com suas condições. Esta clareza é um cuidado que o governador tem e é fundamental para que não sejam feitas apenas promessas.”

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, a presença da estrutura administrativa do executivo e de todos os órgãos ligados ao Governo do Estado na região é fundamental para compreender os problemas. “Este tipo de integração permite a troca de idéias, que os vários agentes sociais conversem entre si. Mais do que verificar as demandas locais, conhecemos outras realidades.”

As ações pensadas dentro da comunidade também foram destacadas pelo delegado-geral da Polícia Civil, Jorge Azôr Pinto. “Estas sugestões surgem da convivência com os problemas locais e estar aqui permite a participação das pessoas que moram nos municípios. Se esta reunião acontecesse em Curitiba, não acredito que teríamos a participação que tivemos nos Campos Gerais.”

De acordo com o comandante do Policiamento do Interior, coronel Sergio Filardo, o encontro é um marco para o desenvolvimento de melhores políticas de segurança pública, principalmente para as cidades de médio e pequeno porte. “Antes, as ações e programas eram pensados de longe. A proximidade com os desafios enfrentados no interior do Estado trará mais condições para enfrentar e vencer os problemas apresentados.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário