quinta-feira, 6 de maio de 2010

Apresentação de trabalhos fecha a V Semana Municipal de Prevenção da Gravidez na Adolescência


 
Profissionais de todos os níveis das unidades básicas de saúde e adolescentes integrados aos programas da Secretaria de Saúde de Maringá participaram na tarde desta quinta-feira (6) da III Mostra Municipal de trabalhos do PSF. O evento fechou a V Semana Municipal de Prevenção da Gravidez na Adolescência que teve início na terça-feira (4) com a capacitação para profissionais das UBS.
Além das apresentações dos trabalhos, a tarde contou com exposição de artesanatos, banners desenvolvidos pelos adolescentes, apresentação cultural com teatro, dança, karatê e apresentações orais e uma homenagem ao vencedor do concurso de desenho que está em todo material do evento.
O concurso foi realizado em abril, com adolescentes atendidos pelo programa. A vencedora foi a adolescente Victória Neves Colombo, da Unidade Básica Parigot de Souza, e o desenho está estampado nos materiais do evento que foram distribuídos aos participantes.
As atividades visaram preparar os profissionais para realizar trabalhos com os adolescentes não só na prevenção da gravidez, mas também no trabalho com a violência e com as droga lícitas e ilícitas. “Os adolescentes não costumam procurar as unidades básicas porque, geralmente, estão em boa saúde. Quando nos procuram já estão com problemas. A ideia é prevenir”, afirma a coordenadora do Maringá Saudável, Ana Rosa Palácios.
Além da Saúde, o trabalho com adolescentes conta com a parceria das Secretarias de Cultura, de Educação, de Esportes e Lazer e da Assistência Social e Cidadania. Desde que o programa começou nas unidades básicas, Maringá reduziu a gravidez na adolescência de 14,5% em 2006 para 11,2% ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário