quinta-feira, 8 de abril de 2010

Educação ambiental utiliza unidade móvel para visitas


A equipe do Programa de Educação Ambiental, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), tem se utilizado de uma unidade móvel para percorrer pontos diversos do município.
Por meio de palestras e contatos diretos entre técnicos ambientalistas com as comunidades de bairros, empresas e escolas, são passadas orientações sobre questões que vão desde a preservação e o não desperdício da água até a importância da segregação e a redução na geração dos resíduos no dia-a-dia.
Nos encontros também são enfocados temas como a importância da devolução de lâmpadas, pilhas e baterias, além dos eletroeletrônicos inservíveis no revendedor, para que esses produtos sejam encaminhados ao fabricante para a devida descontaminação.
Nesta semana, por exemplo, a unidade móvel foi instalada no pátio da PUC Paraná – Campus Maringá, onde monitores passaram informações sobre a importância na redução dos resíduos, principalmente incentivando a utilização de canecas e sacolas retornáveis. Também foram destacados os benefícios da arborização urbana, a preservação dos fundos de vale e o combate ao tráfico de animais silvestres.
De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Marisa Emília Ereno, a iniciativa tem o objetivo de sensibilizar a comunidade para a adoção de hábitos que contribuam para a preservação do meio ambiente. “Essas orientações também estimulam práticas que envolvem ações de proteção e melhoria da qualidade ambiental”, diz.
Segundo a decana do Campus Maringá da PUC, professora Silvia Goya, o Programa de Educação Ambiental da Sema reforça a proposta da instituição de desenvolver ações de sensibilização ambiental entre seus alunos, colaboradores e professores. “A parceria firmada tem respeitado as propostas de nosso projeto político-pedagógico e contribuído para a função sócio-ambiental da instituição”, afirma.
Para o desenvolvimento das ações ambientais foram confeccionados squeezes (garrafinhas de água), além de canecas que foram distribuídas para toda a comunidade acadêmica com o objetivo de diminuir o consumo de copos descartáveis. A medida também serviu como ação preventiva contra a contaminação da gripe Influenza H1N1.

Serviço mais informações: 3221-1441 (Secretaria de Meio Ambiente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário