sexta-feira, 12 de março de 2010

Setran e Polícia Militar intensificam ações para reduzir acidentes


                     A Secretaria de Transportes (Setran) e o 4º Batalhão da Polícia Militar anunciaram que vão intensificar ações de combate aos excessos no trânsito para reduzir o número de acidentes em Maringá. O secretário de Transportes, Walter Guerlles, o comandante do Pelotão de Trânsito do 4º BPM, tenente Roberto de França e o diretor de Fiscalização da Setran, Edson Luiz Pereira, concederam entrevista coletiva para a imprensa nesta sexta-feira (12) para explicar como serão efetuadas as ações.
                   O objetivo é coibir o excesso de velocidade e fiscalizar o consumo de bebida alcoólica, através do uso de bafômetros e radares. Para isso, será realizado um trabalho conjunto entre o 4º BPM, que vai intensificar as blitze em vários pontos da cidade, e a Setran, que vai disponibilizar mais agentes de trânsito em pontos alternados conforme o fluxo de veículos. As ações de repreensão terão início no domingo (14) e devem prosseguir nos próximos meses.
                   Segundo o secretário de Transportes, a Setran e o Pelotão de Trânsito da PM realizam um trabalho constante de orientação e educação no trânsito. “Temos ações permanentes como as campanhas e blitze educativas. Mas nesse momento avaliamos o número de acidentes e acreditamos que seja necessário agir com repreensão. Temos consciência de que sofreremos muitas críticas, mas o aumento no número de acidentes nos fez definir novas ações. Somente serão prejudicados aqueles que não cumprirem as legislações vigentes”, ressaltou.
                   O diretor de Fiscalização da Setran afirmou que os principais acidentes com mortes ocorridos em Maringá este ano foram motivados pelo excesso de velocidade, falta de atenção e consumo de bebidas alcoólicas. “Através dos boletins de ocorrência, verificamos que esses fatores motivaram a maior parte dos acidentes desse ano. Não foram somente fatalidades, mas sim abusos e distrações. Por isso vamos agir com mais rigor nos próximos dias, autuando e apreendendo veículos quando necessário”, explicou.
                    Dados contabilizados pela Setran e pelo 4º BPM atestam que os acidentes de trânsito do início do ano até agora resultaram na morte de 15 pessoas nas vias controladas pela Prefeitura e outras 5 na avenida Colombo, sob responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal. Das 15 mortes, 7 foram envolvendo motocicletas e 6 envolveram pedestres, sendo 5 atropelamentos que causaram a morte de pessoas acima de 60 anos.
Quebra-molas
                   De acordo com o comandante do Pelotão de Trânsito do 4º BPM, poucos municípios no Estado seguem o que determina o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em termos de estatísticas. “A Setran e o 4º BPM contabilizam os óbitos ocorridos no momento dos acidentes e no decorrer de 30 dias, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Diferentemente do que é considerado, por exemplo, em Londrina e Curitiba, que só contabilizam as mortes no local dos acidentes”, destacou, explicando que das 15 mortes no trânsito de Maringá este ano, somente 4 ocorreram no local do acidente.
                   Quando questionado se a retirada dos quebra-molas na cidade e a implantação do sistema binário contribuíram com o aumento no número de acidentes de trânsito, o secretário de Transportes afirmou que os acidentes não tem relação com essas alterações no trânsito.
                  “O maior causador de acidentes foi o excesso de velocidade, o que não é possível nas avenidas do sistema binário, já que para seguir com a onda verde os veículos precisam trafegar entre 40 e 50 km/h. Além disso a maioria dos acidentes com mortes não ocorreu na área central, que por concentrar muito movimento também não possibilita excesso de velocidade. Quanto aos quebra-molas, fizemos um estudo que identificou que nenhum desses acidentes ocorreu em locais que haviam quebra-mola instalado. Portanto, não tem como relacionar as mudanças com o aumento dos acidentes”, explicou.
                  Atendendo a uma recomendação do Ministério Público e para cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura e a Promotoria de Justiça e Defesa do Patrimônio Público, a administração municipal retirou mais de 400 quebra-molas instalados em ruas e avenidas de Maringá no ano passado. Neste ano, a Setran está reinstalando alguns quebra-molas de acordo com normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que indica os locais e as dimensões em que podem ser instalados perante a legislação vigente. Os primeiros quebra-molas já estão sendo instalados em frente às instituições de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário