sexta-feira, 19 de março de 2010

MEIO AMBIENTE Programação da Semana da Água em Maringá começa na segunda-feira (22)


 Jornalista: Carlos Pedroso/Assessoria de Comunicação

Vai ter início na segunda-feira, dia 22, a programação especial elaborada pela Prefeitura de Maringá – por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) – para comemorar a Semana Mundial da Água que, neste ano, segue o tema “Sem Água, Sem Vida – Preservar é a Saída”.
Voltadas para questões ambientais, as atividades têm a finalidade de fornecer informações relacionadas a iniciativas para a preservação da qualidade da água, bem como para o seu uso racional e integrado, visando o desenvolvimento sustentável. Outra finalidade é destacar a importância da proteção, monitoramento, ordenação, inventário e gestão dos recursos hídricos.
Em Maringá o evento conta como principais parceiros o Batalhão de Polícia Florestal (Força Verde), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Sanepar, Sesc-PR, Spaipa/Coca-Cola, Cesumar, Projeção e APP/Maringá.
Para a segunda-feira (22), no período das 9h às 11h30, está programada a realização de uma blitz ecológica na esquina das avenidas Brasil e Getúlio Vargas, com distribuição de lixeiras para veículos, panfletos de orientação e sensibilização sobre a importância da preservação e não desperdício da água.
Ainda na segunda-feira, no período das 14h às 16h30, haverá plantio de mudas no fundo de vale do Ribeirão Morangueiro por alunos da Força Verde Mirim. O fundo de vale está localizado na zona rural, nas proximidades do Tecnoparq, na saída para Astorga.
Na terça-feira (23), das 9h às 16h30, o plantio de mudas no mesmo local será realizado por beneficiados com penas alternativas perante o juizado criminal, com participação da Ong SOMA Ambiental.
Para quarta e quinta-feira, dias 24 e 25, das 9h às 16h30, estão programadas palestras com exposição sobre o tema para alunos e comunidade próxima à Escola Municipal Ariovaldo Moreno, localizada à Rua Ivan Pavlov, s/nº, no Jardim Alvorada.
Na sexta-feira (26) haverá divulgação no município sobre a “Hora do Planeta” – um movimento global da Rede WWF a ser desenvolvido no sábado, dia 27. Entre as 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), desde as moradias mais simples aos maiores monumentos, as luzes serão apagadas para mostrar aos líderes mundiais a preocupação com o aquecimento global.

Hora do Planeta”
No sábado, dia 27, Maringá estará participando pelo segundo ano consecutivo da campanha mundial “Hora do Planeta”, um ato simbólico de preocupação com as causas do aquecimento global.
Durante sessenta minutos, órgãos dos governos federal, estadual e municipal se juntarão à empresas e à população de todo o mundo para apagar as luzes por uma hora, como forma de demonstrar sua preocupação com os fenômenos naturais e as mudanças climáticas que ocorrem cada vez mais intensamente no Planeta Terra.
A mobilização maringaense nessa iniciativa é organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e ocorrerá no período das 20h30 às 21h30 de sábado, dia 27, quando – por solicitação do prefeito Silvio Barros – serão apagadas todas as luzes do Paço Municipal e do Obelisco do Centro de Convivência Comunitário da Praça Deputado Renato Celidônio.
Também na manhã de sábado, dia 27, será desenvolvida uma ação conscientizadora por um grupo de teatro no cruzamento das avenidas Brasil e São Paulo, em frente às Lojas Americanas.
Todos os maringaenses são convidados a contribuir com sua parcela de responsabilidade e participar do movimento apagando por uma hora as luzes de suas residências, empresas, estabelecimentos comerciais ou órgãos públicos.
Devemos lembrar que toda a comunidade pode e deve estar envolvida neste gesto de inserção e digno exercício de cidadania”, ressalta o diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Sérgio Antônio Viotto Filho.

Campanha mundial
Criado pelo WWF-Austrália em 2007, o movimento “Hora do Planeta” surgiu como forma de inspirar a população a tomar atitudes diante das constantes mudanças climáticas e suas ameaças.
Em 2008 o movimento cresceu e chegou a 35 países, onde mais de 50 milhões de pessoas desligaram suas luzes. No ano passado cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo participaram do movimento.
O WWF Brasil é uma organização não-governamental dedicada à conscientização da natureza com os objetivos de harmonizar a atitude humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais.

Serviço__________________________________________________________

Pauta: Semana Mundial da Água
Período: de 22 a 27/03/2010
Dia 22 (segunda-feira) – 9h às 11h30 - Blitz ecológica na esquina das avenidas Brasil e Getúlio Vargas; 14h às 16h30 - Fundo de vale do Ribeirão Morangueiro (próximo ao Tecnoparq – saída para Astorga) – Plantio de mudas (Força Verde Mirim)
Dia 23 (terça-feira) – 9h às 16h30 - Fundo de vale do Ribeirão Morangueiro (próximo ao Tecnoparq – saída para Astorga) – Plantio de mudas (Ong SOMA Ambiental)
Dias 24 e 25 (quarta e quinta-feira) – 9h às 16h30 - Palestras para alunos e comunidade próxima à Escola Municipal Ariovaldo Moreno (Rua Ivan Pavlov – Jardim Alvorada)
Dia 26 (sexta-feira) - Divulgação no município sobre a “Hora do Planeta”
Dia 27 (sábado) – período da manhã – esquina das avenidas Brasil e São Paulo (em frente às Lojas Americanas) - ação conscientizadora por um grupo de teatro
20h30 e 21h30 – Desligamento de luzes do Paço Municipal e do Centro de Convivência Comunitário Renato Celidônio
Mais informações: 3221-1441 / 9118-3375 c/ Sérgio Viotto (Secretaria de Meio Ambiente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário