segunda-feira, 29 de março de 2010

MEIO AMBIENTE Atividades da Semana da Água sensibilizam a comunidade





A programação da Semana Mundial da Água, que neste ano abordou o tema "Sem Água, Sem Vida, Preservar é a Saída", contribuiu para a sensibilização e reflexão da comunidade maringaense em relação ao uso adequado dos recursos hídricos.
Esta é a principal conclusão de técnicos, ambientalistas e representantes das entidades organizadoras das atividades do evento que, em Maringá, contou como principais parceiros a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Batalhão de Polícia Florestal (Força Verde), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Sanepar, Sesc-PR, Spaipa/Coca-Cola, Cesumar, Projeção e Associação dos Profissionais de Propaganda (APP/Maringá).
As atividades da semana foram encerradas no domingo (28), com a participação de representantes da Sema na primeira edição do programa Escola Aberta, realizada nas escolas municipais Ângela Virgínia Borin e Olga Aiub Ferreira, nos conjuntos Requião e Guaiapó. O programa organizado pela administração municipal oferece espaços alternativos para a comunidade desenvolver projetos, promovendo inclusão social e a qualidade do ensino através da integração com a escola do bairro.
No sábado (27) foi feita ampla divulgação da Hora do Planeta, evento que motivou milhares de maringaenses a se juntar a cerca de um bilhão de pessoas de todo o mundo a passar uma hora com as luzes apagadas, na maior mobilização mundial contra o aquecimento global.
Organizado pela primeira vez em 2007, em Sidney, neste ano o evento teve a participação de quatro mil cidades de 88 países. Muitos monumentos e locais simbólicos como o Cristo Redentor, Torre Eiffel, Coliseu e Times Square permaneceram com as luzes apagadas no período entre as 20h30 e 21h30 (hora de Brasília) de sábado.
“Além de alunos e comunidade escolar, neste ano as atividades da Semana Mundial da Água em Maringá também envolveram a participação da comunidade em geral, onde os parceiros tiveram papel primordial na realização de blitz ecológica, plantio de árvores em áreas de fundo de vale, palestras, exposições e encenações teatrais”, explica a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Marisa Emília Ereno.

Uso racional e integrado
A programação especial elaborada para comemorar a Semana Mundial da Água teve início na segunda-feira, dia 22, com a realização de uma blitz ecológica na esquina das avenidas Brasil e Getúlio Vargas, com distribuição de lixeiras para veículos, panfletos de orientação e sensibilização sobre a importância da preservação e não desperdício da água.
Ainda na segunda-feira, no período das 14h às 16h30, houve plantio de mudas de árvores no fundo de vale do Ribeirão Morangueiro por alunos da Força Verde Mirim.
Na terça-feira (23), das 9h às 16h30, o plantio de mudas no mesmo local foi realizado por beneficiados com penas alternativas perante o juizado criminal, com participação da Ong SOMA Ambiental.
Na quarta e quinta-feira, dias 24 e 25, das 9h às 16h30, foram ministradas palestras com exposição sobre o tema para alunos e comunidade próxima à Escola Municipal Ariovaldo Moreno, no Jardim Alvorada.
Voltadas para questões ambientais, as atividades tiveram a finalidade de fornecer informações relacionadas a iniciativas para a preservação da qualidade da água, bem como para o seu uso racional e integrado, visando o desenvolvimento sustentável. “Outro objetivo também atingido foi o destaque da importância da proteção, monitoramento, ordenação, inventário e gestão dos recursos hídricos no nosso município”, conclui a coordenadora.

Serviço
Mais informações: 3221-1441 (Secretaria de Meio Ambiente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário