terça-feira, 23 de março de 2010

Manifestação de funcionários marca Dia Mundial de Combate a Tuberculose


Funcionários da Secretaria de Saúde e dos postos de saúde estarão usando colete nesta quarta-feira (24), para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A manifestação, de acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Janete Veltrini Fonzar, busca chamar a atenção das pessoas para a prevenção da doença e a busca do diagnóstico precoce através da informação.
No município de Maringá em 2009 foram registrados 89 casos novos da doença, e 65,78% dos casos apresentaram cura. “A tuberculose tem cura, e o diagnóstico precoce é importante para um resultado satisfatório do tratamento”, lembra Janete.
Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 2 bilhões de pessoas, correspondendo a um terço da população mundial, está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis. Destes, 8 milhões desenvolverão a doença e 2 milhões morrerão a cada ano.
O Brasil ocupa o 18º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. A OMS estima 92 mil casos novos a cada ano, tendo o Brasil detectado 78% desses casos. O número de óbitos vem caindo nos últimos anos no Brasil e em 2007 foram aproximadamente 4.500. Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde (Sinan/MS), anualmente o Brasil notifica perto de 90 mil casos de tuberculose, sendo que destes, 75 mil casos são novos.
As metas internacionais estabelecidas pela OMS e pactuadas pelo governo brasileiro são de descobrir 70% dos casos de tuberculose estimados e curá-los em 85%. A tuberculose ainda é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. Está intimamente ligada à pobreza e à má distribuição de renda, além do estigma que implica na não adesão dos portadores e/ou familiares/contactantes.

Grande passo
O Dia Mundial de Combate a Tuberculose foi escolhida em 24 de março em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 1882, por Dr. Robert Koch. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste com um terço da população mundial infectada: 8 milhões de doentes e 3 milhões de mortes anuais.
O Dia Mundial de Combate à Tuberculose não é uma data para comemoração. É sim uma ocasião de mobilização mundial, nacional, estadual e local buscando envolver todos as esferas de governo e setores da sociedade na luta conta esta enfermidade. É o marco fundamental de uma campanha que dura até o fim do ano corrente, fator fundamental para a intensificação das ações de controle da doença.
A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um microoganismo denominado Mycobacterium tubreculosis, também chamado de bacilo de Koch (BK), que se propoga através do ar por meio de gotículas contendo os bacilos expelidos por um doente com tuberculose pulmonar ao tossir, espirrar ou falar.
Quando estas gotículas são inaladas por pessoas sadias provocam a infecção tuberculosa e o risco de desenvolver a doença. Todo indivíduo que apresentar tosse há mais de três semanas e expectoração (sintomático respiratório) deve ser considerado suspeito da doença e deve procurar uma Unidade Básica de Saúde para consulta médica de confirmação ou descarte do diagnóstico. Ainda pode ocorrer outros sintomas como: falta de ar, dor no peito, tosse com sangue, suor, febre, dor de cabeça, falta de apetite, apatia e prostração (sensação de cansaço), entre outros.
Também todos os contatos de indivíduos que convivem ou conviveram com doentes de tuberculose devem ser examinados. O diagnóstico é confirmado por Raio X de tórax e baciloscopia de escarro. O tratamento dura seis meses e a medicação é gratuita. O paciente deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa. A tuberculose é uma doença curável, mas o paciente precisa levar o tratamento até o final mesmo que os sintomas desapareçam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário