sexta-feira, 26 de março de 2010

COLO DO ÚTERO - Posto de saúde do Quebec tem plantão preventivo neste sábado

O Teste HPV, para além de detectar a presença do vírus no colo do útero, identifica o seu tipo com maior sensibilidade e mais cedo do que o método comum de rastreio – a citologia (conhecido como o papanicolau)

O posto de saúde do Quebec realiza neste sábado (27), plantão da campanha do preventivo do câncer de cólo de útero e de mama, para atender as mulheres que moram na área de abrangência da unidade e que não podem agendar os exames durante a semana. As mulheres que não realizaram a coleta ou exame este ano podem procurar o posto do Quebec das 8 às 16h30, sem necessidade de agendamento.
Todas as mulheres com idade entre 25 a 59 anos precisam fazer a coleta. Mesmo as que retiraram o útero são orientadas a realizar a coleta para o exame, que detecta também outras doenças sexualmente transmissíveis. O objetivo da ação é detectar a possível presença de câncer de colo de útero antes de qualquer manifestação, com maiores chances de cura.
Nos casos confirmados, as mulheres são imediatamente encaminhadas para o tratamento, também sem custos. “O exame de colo de útero é uma exigência do Ministério da Saúde, e deve ser realizado pelo menos uma vez por ano por todas as mulheres”, lembra o secretário de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi.



Serviço
Plantão preventivo do câncer de colo de útero e de mama    
Posto de saúde do Parque Residencial Quebec
Avenida Professora Letícia de Paula Molinari, s/nº
Das 08:00h às 16:30h - telefone: 3263.7560

Nenhum comentário:

Postar um comentário