quinta-feira, 26 de novembro de 2009


Secretária Especial da Mulher Terezinha Pereira


Dia Internacional da Não-Violência Contra as Mulheres



A Secretaria da Mulher em parceria com o conselho Municipal da Mulher e a Associação Maringaense dos Amigos da Saúde (Amas), preparou programação especial nesta quarta-feira (25/11/09), Dia Internacional da Não-Violência Contra as Mulheres.
Durante todo o dia a equipe multidisciplinar (advogada, psicóloga e assistente social), da Secretaria da Mulher estavam na Praça Raposo Tavares, para atender e orientar as mulheres sobre os serviços oferecidos pela Secretaria da Mulher, além de distribuir material sobre a Lei Maria da Penha, Violência Contra a Mulher, Centro de Referência e Atendimento À Mulher e prevenção do câncer de mama.
O Dia internacional da Não-Violência Contra as Mulheres foi instituído durante o I Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe, realizado no dia 21 de julho de 1981, na Colômbia. Em 1999 foi reconhecido e aderido pelas Nações Unidas. A data foi escolhida por conta de um fato histórico ocorrido na República Dominicana, onde três irmãs foram violentamente assassinadas pelo ditador Rafael Trujilo, no ano de 1960.
Seguindo a programação, o prefeito Silvio Barros fez a entrega do Prêmio Dorcelina Folador a Sra. Edina Rosa Alves Giannasi, que presidiu a Rede Feminina de Combate ao Câncer por dois mandatos. Na oportunidade o Prefeito  procedeu a assinatura do Decreto Lei que cria o Programa Municipal de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher. A entrega foi no Auditório Hélio Moreira, às 19:00h de ontem.

Para a secretária Terezinha Pereira, as ações da Secretaria da Mulher tem o objetivo de dar visibilidade aos serviços oferecidos às cidadãs. “A administração é comprometida com o 2º Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, enfrentamento à violência e acesso ao serviço de saúde com qualidade”. A programação da Semana do combate ao Câncer de Mama segue até o próximo sábado (28/11/09).

Nenhum comentário:

Postar um comentário