sábado, 28 de novembro de 2009

Operação Viva a Vida da Polícia Militar, inibe crimes em Curitiba e região metropolitana


          Mais uma edição da Operação Viva a Vida foi realizada pelo Comando do Policiamento da Capital (CPC), da Polícia Militar. Na noite de sexta-feira (27), a ação abrangeu os bairros Cajuru, Uberaba, Boqueirão e Sítio Cercado (incluindo a Vila Osternack), em Curitiba, e os municípios de São José dos Pinhais e Colombo (Vila Zumbi), na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Os policiais também atuaram da Operação Futebol e no policiamento do centro da cidade, próximo ao Palácio Avenida, onde ocorre a tradicional apresentação de Natal.

          Participaram da ação mais de 100 policiais dos 12.º, 13.º e 20.º batalhões e do Batalhão de Polícia de Transito (BPTran) e Companhia de Polícia de Choque. “Desta forma nos antecipamos aos crimes e delitos e, consequentemente, oferecemos mais segurança à comunidade”, afirma o coronel Jorge Costa Filho, comandante do CPC.

          A operação, que é realizada nos finais de semana para prevenir os crimes contra a vida, somente na resultou em 398 pessoas abordadas (das quais duas foram detidas), 72 veículos vistoriados, 17 notificados e 15 apreendidos (inclusive motocicletas). “Esta é uma operação integrada entre as unidades da corporação e, por isso, os resultados são sempre bons”, ressalta o capitão Julian Bayer Gonçalves, comandante do pelotão de motos do BPTran.

          Durante a operação foram detidos Jurandir da Cruz, 44 anos, portando cinco munições calibre 7.65, uma munição para pistola ponto 40 e cinco munições deflagradas de calibre 38, e Pedro Gonçalves dos Santos, 46, portando três munições de calibre 38. Também foi realizado bloqueio policial nas ruas Filipinas e Jornalista Aderbal Stresser, no Cajuru. Em consequência da chuva, o bloqueio foi desmontado e os policiais passaram a realizar patrulhamento na região.

          Uma das atividades realizadas por esta operação é o “arrastão”, em que os policiais visitam bares e abordam pessoas e veículos, na rua, verificando a documentação dos condutores e de seus automóveis. O comandante da equipe da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), da Companhia de Choque, que esteve presente na Operação, tenente Antônio Carlos dos Santos, avalia os trabalhos como positivos.

          “O mais importante neste tipo de atividade é prevenção, pois a presença policial, por si só, já inibe a criminalidade, o que reflete na segurança de todos”, disse o comandante.

          VIVA A VIDA – Criada em agosto do ano passado, a Operação Viva a Vida vem trazendo tranquilidade à população dos bairros de Curitiba e municípios da RMC. Os locais que recebem o reforço no policiamento são apontados, de acordo com o coronel Costa, pelo Geoprocessamento – Mapa do Crime, criado pela Secretaria de Segurança Pública. “Somente a presença do policiamento já inibe a criminalidade e, por isso, agimos, a partir dos levantamentos dos locais com maior incidência, fazendo com que vidas sejam salvas.”




 Capitão Bayer  - Foto: Fernando Saraiva 






          Mais uma edição da Operação Viva a Vida foi realizada pelo Comando do Policiamento da Capital (CPC), da Polícia Militar. Na noite de sexta-feira (27), a ação abrangeu os bairros Cajuru, Uberaba, Boqueirão e Sítio Cercado (incluindo a Vila Osternack), em Curitiba, e os municípios de São José dos Pinhais e Colombo (Vila Zumbi), na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Foto: Fernando Saraiva


Arquivos anexados: 2811vivavidam.doc  

Click aqui e leia mais na página da Agência Estadual de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário